MARINGÁ

Jantar, homenagens e reencontros marcam os 45 anos do curso de Agronomia da UEM

Professores, estudantes e servidores do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se reúnem na noite desta quarta-feira, 12, no Buffet Grande Mesa em um jantar para comemorar os 45 anos de instalação do curso. Estarão presentes alunos de todas as turmas desde 1977.

Muitos dos que participarão do evento hoje residem em outras regiões brasileiras e virão a Maringá pela oportunidade de rever colegas que conheceram há décadas, bem como antigos professores, muitos ainda no exercício da profissão.

Todos os participantes vão receber um exemplar de uma revista que conta boa parte da história do curso, da universidade e de pessoas que, de alguma forma, foram ou são importantes na história do curso de Agronomia da UEM. A revista foi publicada pela DaD Editora, sem qualquer custo para o Departamento de Agronomia (DAG). Nesta terça-feira, a diretora da DaD, Ângela Almeida, entregou ao chefe do DAG, professor doutor William Mário de Carvalho Nunes, o primeiro exemplar da publicação.

Lineu krul guasque vem para a festa dos 45 anos do curso
Professor Lineu Krul Gasque foi o segundo professor contratado pela UEM para o curso de Agronomia     Foto: Arquivo

Para o DAG, a revista já é uma homenagem a pessoas importantes na história do curso, pois algumas matérias destacam pessoas que lutaram pela estruturação e qualidade do curso de Agronomia, como é o caso do professor Basílio Bacarin, que sugeriu a criação do curso, fez o projeto e ainda brigou pela compra da Fazenda Experimental para as aulas práticas.

Segundo Carvalho, reunir alunos e professores de todas as gerações do curso é uma oportunidade rara de promover encontros de pessoas que, de outra forma, possivelmente jamais se encontrariam. O professor Lineu Krul Guasque, por exemplo, hoje mora em Porto Seguro, na Bahia, e só está voltando a Maringá para participar desse encontro com antigos companheiros de trabalhos e seus alunos, que hoje estão ajudando a produção agrícola em diferentes regiões brasileiras ou à frente de empresas de destaque no agronegócio, como as grandes cooperativas agropecuárias.