DESTAQUES DO DIA

Instituição realiza Congresso de Educação e Desenvolvimento Social

Com o intuito de problematizar e debater a Educação e suas interconexões com o Desenvolvimento Social, o 4º Congresso de Educação e Desenvolvimento Social (IV CEDS), do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), traz como tema este ano “Educação que Humaniza e Transforma”.

O evento acontecerá de 17 a 20 de abril, nas modalidades presencial e remota, e trará reflexões importantes acerca de um “fazer pedagógico diferenciado e eficaz”, diz a coordenadora do IV CEDS, professora Elaine Rodrigues.

Sob organização do curso de Pedagogia, o Congresso reunirá dez especialistas para abordar os temas em questão. Além de renomados profissionais brasileiros, foi convidado o professor Rodrigo Pacios, que atua na Universidade Americana de Stamford em Singapura, para falar das experiências do país asiático, que se destaca globalmente em índices educacionais.

Já para discorrer sobre o tema central – “Educação que Humaniza e Transforma” -, o convidado é o professor doutor em Artes pela Unesp-SP Giuliano Tierno de Siqueira, sócio-fundador da Casa Tombada (lugar de Arte, Cultura, Educação na cidade de São Paulo) e um dos responsáveis pela elaboração do currículo do componente “Arte” do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação de São Paulo.

 

Programação

A programação inclui, ainda, palestra sobre “Educação humanizadora pós-pandemia”, com a mestre e doutoranda em Letras pela UEM, Josebely Martins Costa. “Humanização na Educação e Patrimônio Cultural: ponto de conexão”, com a professora doutora em direito pela Fadispa e coordenadora do curso de Direito no UniCV, Priscila Kutne Armelin.

“Corpo que aprende – Corpo que educa: Aspectos da relação entre os corpos físico e emocional no processo de aprendizagem”, será abordado por Gabriela Mazzi, formada em 2005 pela PUC-PR e desde então uma entusiasta dos processos de aprendizagem e desenvolvimentos que apoiam a integração entre Psique e Soma.

No penúltimo dia, será a vez da secretária de Educação de Maringá, Nayara Malheiros Caruzzo Fernandes, doutora em Educação pela UEM/UEL, com parte dos estudos feitos na Duke University, falar sobre “O meu mundo compõe o nosso mundo”. O professor doutor em Psicanálise pela Unesp e em Ciências da Linguagem pela Unisul, Diego Luiz Muller Fascina, discorrerá sobre a “A função humanizadora da literatura”.

O CEDS terá encerramento, no dia 20 de abril, com uma mesa redonda, da qual participam o reitor do UniCV, professor José Carlos Barbieri, a diretora de Extensão, Luzia Deliberador, o diretor de Graduação, Alex Dias e a diretora Executiva, Dayane Almeida.

 

Participação e inscrições

Além de estudantes do UniCV de cursos de graduação e pós-graduação correlatos à área, podem participar do IV CEDS do UniCV outros profissionais interessados da área de educação e afins.
Para mais informações e inscrições, basta acessar:

IV CEDS – CONGRESSO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL