Terminou sem ninguém ferido a operação da Polícia Militar de Umuarama para prender o indivíduo Alan Patrick de Andrade, de 32 anos, que desde as 6h30 mantinha a ex-namorada Evelyn Cristiana Delaporte, de 23 anos, grávida de oito meses, como refém. Com uma faca enconstada no pescoço da jovem, o homem fazia ameçadas cada vez que policiais se aproximavam.
Andrade, que usava tornozeleira eletrônica, não era procurado pela polícia e são desconhecidos os motivos pelos quais invadiu a casa da ex-namorada pulando a janela e indo direto ao quarto dela. A ação do marginal foi percebida por um homem que mora na mesma casa, que saiu correndo e chamou a polícia.
A PM agiu com cautela para proteger a grávida, levando em conta o histórico de crimes do rapaz, que já cumpriu 10 anos de pena na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO) e foi preso várias vezes em Umuarama e cidades da região por roubo, furto, tráfico de drogas, violência doméstica, receptação e corrupção de menores. Ele saiu da prisão há pouco tempo.
A PM isolou a área, no bairro Copacabana, próximo ao Hospital Uopeccan, e iniciou negociações, mas enquanto isto foi acionada uma equipe especializada neste tipo de crise, vinda de Curitiba e que chegou à cidade por volta do meio-dia e assumiu as negociações.
Pouco depois Alan Patrick se rendeu e deixou o quarto em que mantinha a ex-namorada. Ele e Evelyn foram atendidos pelo Samu ainda no local. A mulher grávida, que trabalha no comércio de Umuarama e já tem um filho de cinco anos, foi encaminhada para exames médicos.