Os dias quentes e ensolarados devem dar lugar às pancadas de chuva e temperaturas mais baixas ainda nesta semana. A mudança, prevista para ocorrer em todo o Paraná, será causada por uma frente fria, que trará a chuva e o frio de volta ao estado.
Segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tempo começa a mudar nas regiões mais ao sul do estado já na quinta-feira (28), quando o sistema, que avança pelo sul do Brasil, atinge alguns setores paranaenses. Na sexta-feira (29), a instabilidade se intensifica e se espalha pelas demais áreas, provocando chuva em todo o Paraná.
“Volta a ter chuva em praticamente todas as regiões do Paraná, inclusive no setor mais ao norte do estado, onde faz tempo que não chove de forma significativa”, afirma o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.
Após as chuvas, que devem se dispersar rapidamente, o destaque será o frio, que retorna ao Paraná com mais intensidade. “Vai ser o primeiro deste inverno com um pouco mais de intensidade, pois tivemos duas sequências de bloqueios atmosféricos que impediram a ocorrência de temperaturas mais baixas por aqui”, diz Jacóbsen.
A massa de ar frio, segundo o meteorologista, vai provocar um resfriamento bastante expressivo, diminuindo consideravelmente as temperaturas por todo o estado.
De acordo com previsão do Simepar, a instabilidade também deve atingir a região de Maringá, onde não chove significativamente há semanas. Segundo o instituto meteorológico, o tempo na cidade segue estável até quinta-feira, com dias ensolarados e temperaturas próximas aos 30°C. Mas na sexta-feira, áreas de instabilidade chegam ao município, provocando chuvas ao longo do dia.
Já na sexta-feira, por causa do tempo instável, as temperaturas tendem a ficar mais amenas, variando entre 12°C e 22°C. Mas é no sábado, 30, que os termômetros devem registrar uma das temperaturas mais baixas do mês na cidade. Conforme o Simepar, neste dia, Maringá terá mínima de apenas 8°C. A máxima não deve passar dos 23°C.
No domingo, as temperaturas voltam a subir, especialmente à tarde. A mínima prevista é de 12°C e a máxima deve chegar aos 26°C.
Adicionar Comentário