MARINGÁ

Festa das Nações de Maringá será realizada em outubro

Com a proposta de unir gastronomia, artesanato, cultura, lazer e solidariedade, a Festa dos Estados e das Nações 2022 será realizada entre os dias 7 e 16 de outubro. Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), o tradicional evento está em sua 37ª edição e vai beneficiar 15 entidades assistenciais, que serão responsáveis pelos cardápios da festa. A festa acontece após dois anos suspensa devido à pandemia.

O evento, realizado na Praça Renato Celidônio, ao lado do Paço Municipal, contribui financeiramente com as instituições participantes. Os valores arrecadados com as vendas são destinados à manutenção dos projetos assistenciais. “Todo o dinheiro arrecadado com o evento contribui para a ajudar pessoas que precisam de alimentos, roupas e outros itens básicos. Com essa arrecadação, será possível melhorar ainda mais os atendimentos nas entidades assistenciais”, garante a presidente do Provopar, Eliane Maia.

Fátima Costa, administradora do ′Projeto Vida′, destaca a importância do evento para a entidade. “A participação na Festa das Nações é um respiro financeiro para a entidade, que tem como objetivo principal fornecer um atendimento de qualidade a todos os nossos acolhidos. Para que isso possa acontecer, precisamos ter condições financeiras de fornecer esse atendimento”, enfatiza.

Além do viés solidário, a Festa dos Estados e das Nações oferece diversas atrações à população, de acordo com a secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós. “São 37 anos de história da Festa das Nações. Em todos esses anos, contribuímos com dezenas de entidades assistenciais. A população maringaense sempre comprou a ideia e realmente participa do evento, lotando as barracas de alimentação durante todos os dias e aproveitando a feira de artesanatos. Estamos muito felizes em poder voltar a realizá-la e contribuir com as instituições”, afirma a secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós.

Na gastronomia, a festa terá bacalhau, batata recheada, cachorro-quente, ′frango capotado′, sonho, diversos tipos de porções, macarrão italiano, eisbein (joelho de porco) com chucrute, pastel, espetinhos, além de culinária árabe, mineira, japonesa, baiana e sorvetes (confira abaixo o cardápio e as instituições responsáveis). O evento também terá uma feira de produtos artesanais produzidos por membros da Associação dos Artesãos de Maringá.

A Festa dos Estados e das Nações envolve as secretarias de Assistência Social (SAS), Comunicação (Secom), Cultura (Semuc), Gestão de Pessoas (Segep), Limpeza Urbana (Selurb), Mobilidade Urbana (Semob) e Provopar, com o apoio do 4º Batalhão de Polícia Militar e 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Serviço
O que: Festa dos Estados e das Nações
Onde: Praça Renato Celidônio, anexo à Prefeitura
Quando: 7 a 16 de outubro
Horários: segunda a sexta-feira, das 18h às 23h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 00h
Mais informações: (44) 3221-6410