Publicado 14/11/2024 às 16h29
O nome Tamura é bem conhecido pelos amantes do café. Com duas cafeterias abertas em Maringá e o grão que leva o sobrenome de família na embalagem sendo vendido em vários estabelecimentos da cidade, o que nem todos conhecem é o caminho que o produto faz para chegar até a xícara.
O Café Tamura, que hoje é vendido em quatro Estados (SP, PR, SC e RS) na verdade é produzido em Minas Gerais. A história começou quando em 1989 Luiz Tamura decidiu investir na cultura cafeeira e adquiriu terras em Romaria (MG) e deu à propriedade o nome de Fazenda Umuarama, para marcar a origem “pé vermelha” do investimento. O tempo passou e hoje o filho, Rui Yoshio Tamura, é quem cuida da fazenda, torcendo pela chuva no tempo certo, que garanta uma bela florada e grãos de qualidade, que depois seguem para o processo de torra.
Michael Tamura, o neto de seo Luiz e filho de Rui, assumiu a frente comercial do grupo, que segue em expansão, chegando em cada vez mais xícaras – das fazendas de Minas Gerais até as cafeterias e casas de toda a região Sul e um pedacinho do Sudeste do Brasil. O ciclo completo, da florada até a torra, foi contado pela família em um vídeo postado nas redes sociais. Confira: