Nos dias 24 e 25 de agosto (sábado e domingo), Maringá recebe a primeira edição do Ca Fé ON. O evento é dedicado a todos os amantes do café e entusiastas do setor, tendo como estrela principal aquele que há cinco décadas deu cor e forma à região norte e noroeste do Paraná, estando presente na história de muitas cidades.
O evento vai contar a trajetória do grão por meio de exposições artísticas, discussões e palestras com especialistas do setor e, claro, cafés preparados por baristas talentosos que revelam o melhor da bebida, como forma de homenagem à segunda bebida mais consumida no mundo.
Rita Augusta Rossi, sócia da empresa ParaElos, que promove o CaFéON, fala sobre a programação, que tem atividades para produtores, donos de cafeterias e, claro, apreciadores de um bom café. “Vamos ter várias cafeterias atendendo, espaço de drinks, espaço de cerveja artesanal, gastronomia e atrações musicais durante todo o evento”, convida.
O evento, realizado na Represa Sendeski, tem o objetivo de evidenciar o café do Paraná, que teve muita importância na formação da região e cujo plantio foi retomado nos últimos anos, enaltecendo a cadeia cafeeira, que inclui a cultura cosmética, farmacêutica e o cafézinho nosso de cada dia.
Agricultores de várias regiões do Estado trouxeram seus grãos para degustação, que pode ser harmonizada com produtos como queijos premiados que estão em exposição no evento. A programação completa está disponível em onde é possível comprar os ingressos com antecedência, mas também é possível comprar diretamente no local. O valor do ingresso solidário é de R$30, com a doação de um quilo de alimento não perecível, que repassado ao Lar Escola. O estacionamento tem custo de R$10, que também será revertido à entidade.
A Empresa Júnior de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá está prestando consultoria ao evento, para que possa ser feita a compensação de carbono por meio do plantio de árvores, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Fotos: Divulgação