DESTAQUES DO DIA

Evento na Acim discute práticas ambientais, sociais e de governança

As práticas relacionadas ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), cada vez mais cobradas das empresas em um mundo que cobra cada vez mais compromissos com as pautas ambientais, sociais e de governança, serão discutidas na quarta edição do Summit. Trata-se de um evento realizado pelo Instituto Acim em parceria com o Movimento Nacional ODS, Sebrae e CPCE para conectar lideranças à agenda 2030 da ONU. Para isso, serão realizadas palestras com especialistas reconhecidos nacionalmente, apresentação de cases e a premiação das empesas que cumprem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com participação gratuita, o evento acontecerá nesta segunda e terça-feira, 24 e 25, tendo como tema ‘O impacto financeiro do social e ambiental nos negócios’. Será na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

No dia 24, após a abertura, haverá a premiação das 33 empresas certificadas com o Selo ODS. Depois haverá a palestra magna do sócio da Falconi Consultoria, Thiago Mascarenhas, sobre ‘do discurso ao compromisso: como as organizações devem ampliar o seu impacto nos ODS’.

evento na acim
Thiago Mascarenhas, da Falconi Consultoria, fala sobre como as organizações devem ampliar o seu impacto nos ODS

No dia 25, a partir das 14h, haverá palestras do diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Vitor Saback; e da médica Edna Almodin, que falará sobre o projeto do Provisão Hospital de Olhos de Maringá. Na sequência o Chefe do Departamento de Gestão de Empresas de Capital Fechado do BNDES, Fabio Rego Ribeiro, discutirá ‘estratégias do BNDES para estímulo ao mercado voluntário de créditos de carbono’; e o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira, falará sobre a sustentabilidade na cooperativa e o projeto da nova sede em Maringá, que adota tecnologias sustentáveis e busca a certificação Leed Platinum.

O evento tem o patrocínio da Certezza Consultoria Empresarial, Cooper Card, Consórcio Triângulo, Engeblock Planejamento e Construções, Labore Saúde Ocupacional, Provisão Hospital de Olhos, Sicoob Metropolitano e Hotel Metrópole.

 

Selo ODS

No primeiro dia do Summit serão certificadas as empresas que cumprem os ODS. Para conquistar o selo, é preciso participar de um processo que envolve treinamento, certificação e auditoria do Instituto Acim. São três selos: Ouro (para empresas que atendem todos os 17 ODS), Prata (para quem cumpre de 8 a 16 ODS) e Bronze (para as quem atendem de 3 a 7 ODS). Nesta edição serão 33 empresas certificadas, inclusive as que ganharam o selo no ano passado e participaram do processo de revalidação, após um ano.