DESTAQUES DO DIA

Duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu chega a 44%, diz DER

Em obras desde 2022, a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu chegou a 44%, segundo informou o DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada em fevereiro de 2022. A obra enfrentou três períodos de paralisações por causa de disputa judicial entre as empresas que participaram da licitação, mas foi retomada e está em andamento.

Os serviços de terraplenagem estão em 62,39%, em que é preparada a plataforma da nova pista, paralela à pista já existente, por meio de corte ou aterro do solo. Durante a terraplenagem também está sendo implantado o sistema de drenagem de águas, que inclui bueiros e caixas de passagem.

Em seguida, vêm as obras de arte especiais (OAE) do trecho, que está em 51,81%, que incluem a nova ponte sobre o Rio Pirapó, já concluída; três viadutos e duas passarelas. Atualmente os serviços nas OAEs estão concentrados no viaduto do entroncamento com a PR-454, com o viaduto de Iguaraçu já com infraestrutura e mesoestrutura prontas no local, e o viaduto no acesso ao Centro de Controle de Zoonoses com a fundação concluída.

A pavimentação em si atingiu 47,51%, que inclui as pistas novas do eixo central, em um total de 21,82 quilômetros entre os dois municípios, e também cinco quilômetros de vias marginais e dez retornos em nível.

A obra abrange ainda galerias celulares, passa-fauna, sinalização horizontal e vertical na pista nova e adequação da sinalização na pista existente, iluminação viária nas OAEs, melhorias ambientais e serviços complementares. A previsão é concluir os serviços até o final do ano. O valor da obra obra é de R$ 183.456.873,42.

Com informações da AEN.