DESTAQUES DO DIA

Divisão de Acesso 2023 terá transmissão pela TV Paraná Turismo

A TV Paraná Turismo e a Federação Paranaense de Futebol (FPF) fecharam um acordo para a transmissão dos jogos do Campeonato Estadual da 2ª Divisão (ou Divisão de Acesso), anunciado nesta quinta-feira (27) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Segundo ele, a parceria entre o Estado e a FPF, que também contará com um patrocínio da Sanepar, é benéfica para todos os envolvidos. “O esporte atrai muito público e a transmissão dos jogos fortalece os nossos clubes com a atração de novos patrocinadores e torcedores, serve de vitrine para os jogadores e ajuda a tornar mais atrativa a programação da TV Paraná Turismo, que é um importante instrumento de divulgação do Estado”, afirmou.

“Temos vários clubes que são organizados e têm força regional, e que terão a oportunidade de envolver ainda mais as cidades do Interior neste grande evento, cuja transmissão pela TV Paraná Turismo, que é a TV de todos os paranaenses, é algo inédito”, acrescentou Ratinho Junior.

A estreia da competição acontecerá neste sábado (29), às 15h30, com embates entre o PSTC (Alvorada do Sul) e o Apucarana – a partida será em Alvorada do Sul – e entre Andraus Brasil, de Campo Largo, e o Grêmio de Esportes Maringá (GEM), jogo que acorrerá em Curitiba.

Ao todo serão nove rodadas classificatórios na primeira etapa, mais quatro de mata-mata (ida e volta) na segunda fase e a grande final, a ser disputada em dois jogos em julho.

Os dois melhores times garantem vaga na primeira divisão estadual em 2024, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para a terceira divisão.

Governador Ratinho Junior (Crédito: Albari Rosa/AEN)

Tabela

Os últimos times promovidos foram o Grêmio Maringá e o Patriotas (de Curitiba), campeão e vice da terceira divisão, respectivamente. O Araucária ficou na terceira posição e, devido à desistência do União de Beltrão, assumiu uma vaga na segunda divisão. Além deles, o Paraná Clube, rebaixado na divisão principal em 2022, também disputará o campeonato.

Completam a tabela da 2ª divisão do Paranaense 2023 o Andraus, de Campo Largo, Apucarana, Araucária, Iguaçu (União da Vitória), Laranja Mecânica (Arapongas), PSTC (Alvorada do Sul) e Toledo.

Para o presidente do Paraná Clube, Rubens Ferreira Silva, a transmissão dos jogos ajudará a dar visibilidade em um momento de reconstrução de um dos mais tradicionais times do Estado. “A série B do Paranaense é complicada, especialmente porque vamos cumprir cinco jogos de punição com portões fechados, então a visibilidade dada pela TV ajuda a aproximar o clube do nosso maior patrimônio, que é a torcida”, comentou.