BRASIL E MUNDO DESTAQUES DO DIA

Desastre nos Estados Unidos

Um trem que descarrilou no estado de Ohio, nos Estados Unidos, gerou uma nuvem de fumaça tóxica que tem aterrorizado moradores da região. O caso ocorreu no pequeno vilarejo de East Palestine, no nordeste do estado e com menos de 5 mil habitantes. Ainda assim, acendeu um alerta de contaminação nos arredores e até no estado vizinho, a Pensilvânia.

O trem de carga transportava uma carga de cloreto de vinila e descarrilou ainda no dia 3 de fevereiro. Depois de descarrilar, uma névoa potencialmente tóxica e odores intensos foram registrados na terça-feira, 7, e agora motivam de processos judiciais e uma preocupação das autoridades com possíveis contaminações. Além da fumaça tóxica, chegou-se a cogitar que o trem poderia explodir.

Moradores têm criticado as empresas envolvidas e as autoridades por uma falta de informações sobre a toxicidade do caso. Milhares de pessoas têm deixado suas casas nas regiões próximas, e os que permanecem nos locais próximos, segundo agências internacionais, se queixam de que autoridades, até o momento, não têm apontado se devem ou não deixar o local, gerando incerteza.