DESTAQUES DO DIA

Deputado Luiz Nishimori lidera missão Brasil-Japão de 2023

Como é tradicional, o deputado federal Luiz Nishimori (PSD-PR) chefiará a Missão Econômica e de Amizade Brasil-Japão em 2023. Acompanhado de autoridades, empresários e do governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior, o parlamentar de Maringá estará na terra do sol nascente entre 7 e 12 de março.

“Quero expandir cada vez mais essa comercialização, exportação de nossos produtos, e trazer investimento do Japão para o mercado brasileiro”, diz Nishimori, em entrevista a O Maringá, contando que ele participa desse projeto desde a época em que era deputado estadual. O projeto tem quase 50 anos de existência, tendo o deputado Antonio Ueno como figura histórica.

A comitiva em 2023 é formada por 25 pessoas, entre autoridades e empresários. Nishimori conta que o governador Ratinho Junior sempre quis participar da missão, mas a pandemia de Covid-19 e a Guerra na Ucrânia impediram o intento nos últimos anos; mas agora está confirmado.

O deputado paranaense explica que é uma missão comercial, com o objetivo de exportar os produtos agrícolas do Paraná a fim de vendê-los no mercado japonês. E também trazer empresas japonesas para se instalar no Brasil, como o deputado já o fez ao longo de sua trajetória parlamentar. Aliás, ele diz que esse tipo de articulação traz resultados, “não é conversa”.

“É uma satisfação muito grande que eu tenho de realizar essa missão econômica de negócio entre Brasil e Japão”, afirma ele, que é presidente do grupo parlamentar Brasil/Japão em Brasília.

Assim, um dos objetivos da missão é começar a vender carne suína ao Japão, pois o Paraná é área livre de febre aftosa sem vacinação há dois anos, com certificação de segurança. Mas precisa abrir o mercado para a comercialização. Por isso, empresas como Frimesa, JBS e Allegra estão indo na missão.

O segundo objetivo da viagem é apresentar o grande projeto de ferrovia do Paraná; mostrar o potencial do Estado. E um terceiro objetivo: visitar a província Hyogo, cidade de Kobe, estreitando os laços de irmandade.

Haverá também participação na maior feira de alimento da Ásia, entre os dias 7 e 10 de março. O Brasil terá estandes para os empresários.

Entrevista ao Maringá, em seu escritório (Crédito: Pâmela Maria/O Maringá)

Empresa
A grande novidade, em primeira mão, é que Nishimori vai trazer uma grande empresa japonesa para se instalar no Paraná. Mas ele não pode anunciar o nome e tampouco a região contemplada.

O que pode contar é que essa empresa vai atender os três Estados da região Sul e o Mercosul. “É um investimento muito grande”.