DESTAQUES DO DIA

CSU de Maringá atende mais de 200 pessoas com deficiência em atividades aquáticas

Com a reforma, o Centro Social Urbano (CSU) recebeu piscinas acessíveis e destinou 10% das vagas das turmas de natação, infantil e adulto, e hidroginástica para pessoas com deficiência. Sendundo acessoria do município são mais de 200 pessoas atendidas no complexo esportivo, o primeiro da cidade com piscinas cobertas, aquecidas e com acessibilidade.
Hoje, o CSU oferta 30 turmas de natação, infantil e adulto, e 13 turmas de hidroginástica. Em cada turma, 10% das vagas são destinadas para PCD, o que totaliza 191 vagas. Além disso, o município, em parceria com a Associação de Pais e Atletas da Natação de Maringá (Apan), oferta uma turma específica para pessoas com deficiência no complexo esportivo com 10 vagas.
O secretário de Esporte e Lazer, destaca que a oferta de vagas para pessoas com deficiência reforça os investimentos da gestão municipal na prática esportiva inclusiva. “Esse atendimento específico para pessoas com deficiência é muito importante. As aulas, além de proporcionar mais saúde e qualidade de vida, também garantem mais autonomia e melhoram a autoestima dos alunos”, disse Robson Xavier.

Próximos Passos

Ainda segundo o secretário  outros centros esportivos da Maringá devem ganhar piscinas acessíveis para ampliar a oferta de aulas para pessoas com deficiência. O município realiza reforma do Centro Esportivo José Geraldo Da Costa Moreira, no Jardim Alvorada, e do Centro Esportivo Oswaldo Ferreira Lima, conhecido como Três Lagoas.
Os locais ganharão piscina coberta e aquecida, além de novos espaços administrativos, vestiário, quadras e outras melhorias. Em breve, o município também deve assinar a ordem de serviço das obras do Centro Esportivo de Floriano. A expectativa é iniciar, ainda neste ano, melhorias nos centros esportivos Mandacaru e Borba Gato.
CSU – O município conta com vagas disponíveis na lista de espera para atividades aquáticas voltadas à pessoas com deficiência no CSU. Os interessados podem consultar as turmas no site da Prefeitura (acesse aqui).