MARINGÁ

Conjunto Requião vai receber vários programas neste sábado, 22

A Prefeitura de Maringá realiza no sábado, 22, mais uma edição do ′Cidadania nos Bairros′, que levará ao Conjunto Requião diversos serviços gratuitos de saúde e bem-estar, atividades esportivas e recreativas, além do projeto ′Moeda Verde′. Junto às ações, a Secretaria da Criança (Secriança) vai lançar o ′Programa Criança Protegida′, que visa qualificar o atendimento de crianças vítimas ou testemunhas de violência. As ações ocorrem das 9h às 12h, na Rua Geraldo Portela, em frente a Escola Olga Aiub Ferreira.

“Assumimos o compromisso de levar o ′Cidadania nos Bairros′ às diversas regiões da cidade. Já são sete edições desse projeto que envolve diversão, cultura, música, brincadeiras, saúde pública e outros serviços importantes para a comunidade. Nesta edição, também faremos o lançamento do ′Programa Criança Protegida′, um importante projeto de proteção das nossas crianças”, enfatiza o prefeito Ulisses Maia.

A programação do ′Cidadania nos Bairros′ envolve diversas secretarias municipais e inclui: exame preventivo de colo de útero, agendamento de mamografia, teste de glicemia, aferição de pressão, divulgação de vagas de emprego, cadastro no programa ′Jovem Aprendiz′ para vagas de estágio, massagem, recreação infantil com pipoca e algodão doce, orientações jurídicas e odontológicas, distribuição de mudas, feirinha de adoção animal, entre outras atividades (confira a lista completa abaixo).

Já o projeto ′Moeda Verde′ tem como objetivo incentivar a troca de recicláveis ou óleo de cozinha usados por hortifrutis. A cada 1 kg de recicláveis ou 1 litro de óleo usado, o maringaense pode realizar a troca por 1 kg de hortifrutis. O limite é 2 kg de alimentos por pessoa.

Criança Protegida – O lançamento do ′Programa Criança Protegida′, que ocorreria no Dia das Crianças mas precisou ser adiado por conta da chuva e do mau tempo, será realizado às 10h. O programa vai capacitar cerca de 10 mil profissionais, como professores, médicos, enfermeiros, entre outros, que compõem a rede de proteção de crianças, atuando na prevenção de todos os tipos de violência contra a criança, incluindo sexual, institucional, psicológica e física.

Confira as ações do ′Cidadania nos Bairros′:

– Coleta de preventivo de colo de útero
– Agendamento de mamografia
– Divulgação de vagas de emprego
– Cadastro no ′Jovem Aprendiz′ para vagas de estágio
– Programa Moeda Verde
– Distribuição de mudas
– Corte de cabelo
– Pipoca e algodão doce
– Recreação infantil
– Feirinha de adoção animal
– Exposição de jardineira
– Consulta de CNH e orientações no trânsito
– Orientações jurídica
– Orientações odontológicas e psicológicas
– Exposição de produtos sustentáveis e abelhas nativas sem ferrão
– Divulgação de cursos gratuitos
– Massagem corporal
– Educação ambiental