DESTAQUES DO DIA

Conheça Natália, a criança que mais emprestou livros da biblioteca em Maringá

WhatsApp Image 2024-06-20 at 18.20.46

Somente no ano passado, Natália da Cruz Sanches, de 8 anos, realizou 75 empréstimos de livros e gibis na Biblioteca Pública de Iguatemi, distrito de Maringá | Foto: Francieli Sanches

A prática da leitura é uma importante atividade para o desenvolvimento humano, pois é capaz de gerar inúmeros benefícios ao leitores, dentre eles a melhora na concentração, na memória, no raciocínio e na compreensão. Para as crianças, os impactos positivos da leitura podem ser ainda maiores, na medida em que estimulam a linguagem oral e a capacidade criativa. Para isso, é essencial que elas sejam estimuladas à leitura desde muito cedo, para que se familiarizem com a prática.

De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, o brasileiro médio costuma ler cerca de quatro livros por ano. Assim, é de se pensar que as crianças brasileiras não recebem o estímulo necessário para serem bons leitores.

Mas uma leitora mirim de Maringá vai na contramão disso. É o caso de Natália da Cruz Sanches, de 8 anos, que realizou, somente no ano passado, 75 empréstimos de livros e gibis na Biblioteca Pública de Iguatemi, distrito de Maringá. Com esse número, Natália foi registrada como a pessoa que mais emprestou materiais na unidade em 2023. Além disso, ela é a única criança entre as cinco pessoas mais emprestaram livros nas bibliotecas de Maringá no ano passado.

Natália mora com seus pais e seu irmão mais novo em Iguatemi e frequenta a Biblioteca Municipal sempre que pode. Sua mãe, Francieli, 34, é agente administrativa da Biblioteca há nove anos e foi a responsável por estimular o gosto pela leitura em Natália.

“O gosto da leitura veio através de mim. Eu leio pra Natália todas as noites antes de dormir, desde que ela tinha 2 anos. Então isso se tornou uma rotina. Eu trago ela na biblioteca sempre que possível, e diariamente nas férias. Ela ama as férias na biblioteca, por estar num ambiente que ela adora e por conta das atividades que realizamos aqui com as crianças”, explica Francieli.

As leituras de Natália são de livros infantis. Segundo a mãe, gibis e livros curtos são lidos rapidamente, em questão de horas. Já livros maiores Natália leva em torno de dez dias para ler, que é o tempo que duram os empréstimos na biblioteca. Dentre os títulos que ela mais gosta, está a série “As Aventuras de Mike”, de Gabriel Dearo e Manu Digilio. Natália também já leu “Diário de um Banana”(Jeff Kinny) e agora está lendo “Diário de uma garota nada popular” (Rachel Renee Russell).