BRASIL E MUNDO NOTICIAS GERAIS ULTIMA HORA

Conheça as marcas favoritas dos brasileiros em 11 categorias de produtos

Conheça as marcas favoritas dos brasileiros em 11 categorias de produtos

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A opinião de pessoas próximas pode ser fator decisivo no momento em que o consumidor deseja adquirir um produto ou serviço.

Segundo recente estudo global da Mckinsey, avaliações online influenciam entre 20% a 50% de todas as decisões de compra. Já, se a sugestão vier de uma pessoa conhecida, a probabilidade de compra aumenta em 50 vezes.

Os dados mostram que quando as expectativas do consumidor são superadas, ele tende a recomendar o produto, evidenciando a relevância do “boca a boca” como uma ferramenta importantíssima de marketing e reputação de marca.

Diante desse cenário, o Guia dos Melhores, plataforma de avaliação de produtos, perguntou a brasileiros de diferentes regiões do país quais marcas, em 11 categorias de produtos dos segmentos de eletrônicos e eletrodomésticos, eles mais recomendariam a amigos ou colegas. Entre os destaques, Samsung, JBL e Brastemp mostraram-se amplamente reconhecidas pelos consumidores entrevistados.

Para Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores, o ato de recomendar é uma troca de confiança em meio a um cenário saturado de anúncios, especialmente no ambiente online.

“O consumidor é bombardeado com informações, o que pode deixá-lo confuso ou até desconfiado no momento de escolher uma marca, portanto, as recomendações de pessoas próximas podem ter um peso significativo nesse processo. O “boca a boca” sempre terá sua relevância”, diz. 

Samsung lidera em quase todas as categorias 

Soberana entre as marcas mais recomendadas na pesquisa, a sul-coreana Samsung conquistou o primeiro lugar em três segmentos de eletrônicos, além de figurar as primeiras posições em sete categorias de eletrodomésticos. A empresa detém mais da metade das indicações de compra para Smart TVs, com 53,5%, superando sua conterrânea LG, que alcançou quase um quarto das sugestões dos consumidores. Apesar disso, a LG se destaca na categoria de ar-condicionado, ultrapassando a Samsung com uma diferença de 6%.

Além de sua liderança no mercado de Smart TVs, a Samsung, com seus modelos Galaxy, conquistou 47% das recomendações entre os brasileiros dentro da categoria de smartphones. Sua principal concorrente, a Apple, posiciona-se em segundo lugar com a linha iPhone, atingindo 29% das recomendações dos entrevistados. No segmento de notebooks, a marca sul-coreana quase divide o pódio com a estadunidense Dell, mas lidera com 31,5% das indicações de compra, superando sua concorrente por uma margem de 0,75%.

Mondial se consagra como a “Airfryer brasileira”

No mercado de eletrodomésticos as recomendações se diversificam, apontando para uma preferência entre gigantes nacionais. Quando o assunto é Airfryer – a fritadeira que é sucesso absoluto entre os brasileiros – a empresa baiana Mondial lidera a lista, com 33% da preferência. Em seguida, fechando o TOP 3, aparecem as marcas Britânia (14%) e Philips (12,5%).

Sem dúvida, Brastemp

Em relação à categoria de máquinas de lavar, a marca brasileira que virou bordão na década de 90 continua a preferida no mercado: com 32% das respostas, a Brastemp conquistou o primeiro lugar. Além disso, a marca foi a mais recomendada no segmento de fogões, contabilizando 24% das menções e deixando a Electrolux na vice-liderança, com 23,5% dos votos.

A competição entre a Brastemp e a Electrolux continua, mas a segunda se destaca nas recomendações para micro-ondas (26,5%) e aspiradores de pó (25,5%), relegando a Brastemp ao segundo e nono lugar, respectivamente.

JBL reina entre as caixas de som

Quando o assunto é caixa de som, para 56% dos entrevistados, a marca JBL é considerada a melhor opção em termos de qualidade sonora, detendo mais da metade das recomendações entre os brasileiros. Em seguida, conquistando a prata e o bronze, aparecem as marcas Sony (8%) e Samsung (7%), respectivamente. 

Metodologia da pesquisa

Público: foram entrevistados 400 brasileiros conectados à internet de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 16 anos e de todas as classes sociais.

Coleta: A pesquisa foi feita por meio de aplicação de questionário estruturado em formato online.

Data do estudo: Entre os dias 02 e 03 de Maio.