DESTAQUES DO DIA MARINGÁ

Concurso nacional que elege melhor buteco do Brasil chega a Maringá

“Comida di Buteco” acontece simultaneamente em 24 circuitos que abrangem cerca de 50 cidades brasileiras; Maringá é uma das quatro novas cidades que integram a competição, que tem número recorde de mil bares participantes

Os bares de Maringá agora estão no radar do Comida di Buteco, o concurso que elege, anualmente, o Melhor Buteco do Brasil. Nascido em 2000 em Belo Horizonte (MG), cidade famosa pela boemia e boa gastronomia, a missão do concurso é TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO COMO EXTENSÃO DA SUA CASA, promovendo um resgate da cozinha de raiz, com foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar.

O concurso acontece, simultaneamente ao longo do mês de abril, em mil bares espalhados em 50 cidades brasileiras, que integram os 24 circuitos do concurso. Além de Maringá, as cidades de Londrina, Blumenau e Joinville também são novidades na competição.

Cada um dos 19 bares maringaenses convidados criou uma receita para participar do concurso que é gratuito – ou seja, esses bares não pagaram nada para participar. De 7 a 30 de abril, público e jurados visitarão os estabelecimentos para votar em quatro quesitos: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Historicamente, a cada edição, 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, no qual a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o Melhor Buteco do Brasil. Em julho, em uma festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.

O Diretor de Operações do Comida di Buteco, Filipe Pereira, esteve em Maringá algumas vezes. Ele visitou butecos e fez parcerias importantes para que a cidade fosse incluída no circuito. “Buteco, com ‘U’ mesmo, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Significa, acima de tudo, simplicidade e autenticidade, e sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração. Encontramos em Maringá bares que estão em sinergia com a alma do ‘Comida’, e estamos muito felizes por estarmos ampliando nossa atuação no Paraná, agora também em Maringá e Londrina”, diz Pereira. O concurso já acontece em Curitiba desde 2015.

O “Comida” em números

Desenvolvendo um importante papel de fomento à cultura e à cozinha de raiz, o Comida di Buteco segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor, além de ajudar a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promover o desenvolvimento socioeconômico.

Em 2022 o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance. Mais de 9 milhões de pessoas foram impactadas diretamente nos butecos, gerando mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor e mais de 8 mil empregos diretos. Nas redes sociais do concurso, foram registradas 82 milhões de impressões e alcançou mais de 10 milhões de pessoas. Cerca de 100 mil turistas estiveram presentes nos circuitos.

Tema criativo

A cada dois anos, a organização lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos. Essa edição trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: Ervas e Especiarias.

O tema escolhido faz parte da história da humanidade e dos caminhos da culinária ao redor do mundo. As ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o país, permitem apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os butecos possam explorar e abusar da criatividade. Os bares participantes e suas criações serão divulgados em breve.

Grandes marcas validam relevância do concurso

Para participar do Comida di Buteco, não é preciso pagar nenhum tipo de inscrição. Todos os bares são convidados, levando em conta sua história e importância na cidade. Quem “paga a conta” são grandes marcas que acreditam no projeto.

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco.

Confira os patrocinadores:

Cerveja oficial: Eisenbahn
Apresentador: Frontera
Patrocinador: Santander/Getnet
Patrocinador: Piraquê
Patrocinador: Mc Cain
Patrocinador: Assaí
Promoção: RPC TV
Apoio: Gordon’s
Apoio: Germer
Apoio: Zero Cal
Apoio: Chandon
Apoio: Sympla
Apoio: Prefeitura de Maringá
Apoio: Ibis Maringa
Apoio: Convention
Apoio: Paraná Turismo
Apoio: Mundo Livre FM
Apoio: Abrasel