BRASIL E MUNDO NOTICIAS GERAIS ULTIMA HORA

Com sede em Maringá, Unicampo é a maior cooperativa de profissionais de ciências agrárias do país

23ed32b342c7fa15f2b8d47249b818d6

Com sede em Maringá, no Paraná, a Unicampo se consolidou como a maior cooperativa de trabalho voltada a profissionais das ciências agrárias do Brasil. Em 2024, a cooperativa completa 33 anos de atuação, conectando mais de 2.800 cooperados ativos a empresas e produtores rurais em mais de 20 estados do país.

Fundada por um grupo de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, a Unicampo nasceu da necessidade de organização profissional para oferecer serviços de assistência técnica. “Começamos com um pequeno grupo de profissionais, mas com um propósito claro: prestar um serviço técnico qualificado e com visão coletiva”, conta o consultor técnico Heri Gibim.

LEIA TAMBÉM: Sicredi Dexis celebra 40 anos de história e reforça papel do cooperativismo no desenvolvimento local

Ao longo de três décadas, a Unicampo expandiu sua atuação para toda a cadeia do agronegócio — desde o atendimento direto ao produtor rural até parcerias com indústrias de insumos, instituições de pesquisa e o setor público. A cooperativa também oferece serviços em áreas como assistência técnica, crédito rural e soluções tecnológicas para o campo.

23ed32b342c7fa15f2b8d47249b818d6
Foto: Luiz Lemos | Dicionário Maringaense

O diferencial da Unicampo está na governança sólida. A cooperativa opera com base em três pilares: transparência, previsibilidade e conformidade legal. “Nós só fazemos o que está dentro da lei. Isso traz segurança ao cooperado e aos nossos parceiros”, afirma Gibim. Conselhos fiscal e de administração atuantes, auditorias frequentes e apoio da Ucepar (Organização das Cooperativas do Paraná) reforçam o compromisso com a boa gestão.

WhatsApp Image 2025-07-03 at 09.39.36WhatsApp Image 2025-07-03 at 09.39.36
Foto: Luiz Lemos | Dicionário Maringaense

Além disso, a Unicampo investe constantemente em capacitação profissional e tecnologia, com foco em eficiência e inovação. “A cooperativa também é uma vitrine. Muitos jovens profissionais iniciam suas carreiras aqui e ganham visibilidade no mercado”, explica o consultor.

A cooperativa é referência nacional no setor e uma vitrine para Maringá, que pleiteia o título de Capital Nacional do Associativismo. A nova sede, recém-inaugurada, reforça esse momento de crescimento e integração. “Estarmos todos mais próximos fisicamente ajuda a alinhar estratégias e fortalece ainda mais nossa governança”, conclui Gibim.