DESTAQUES DO DIA MARINGÁ

Com atletas de 210 cidades de 10 estados, Prova Rústica Tiradentes ocorre nesta sexta-feira, 21

Com 6 mil inscritos, a Prova Rústica Tiradentes 2023 ocorrerá nesta sexta-feira, 21, e vai movimentar as ruas da cidade. No retorno da tradicional corrida após três anos, participam atletas de 210 cidades de 10 estados brasileiros. Com percurso de 10 km, a primeira largada será da prova principal (veja as categorias abaixo) às 8h na a Avenida XV de Novembro, em frente ao Paço Municipal, na pista do sentido Parque do Ingá. A largada da prova das crianças e adolescentes será às 10h na Avenida XV de Novembro, em frente ao Paço Municipal, na pista do sentido Bosque II.

O secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier, explica que o município realiza os últimos preparativos para a prova. Os inscritos têm até às 22h desta quinta-feira, 20, para retirar o kit de participação composto por camiseta, sacola, chip e barra de cereal. No momento da retirada, o participante deverá realizar a doação de um 1 kg de alimento ou 1kg de ração para cães ou gatos.

“A edição de 2023, que marca a retomada da tradicional corrida de rua, é sucesso de público. A participação de atletas de diversas cidades, não apenas de Maringá, mostra o alto nível da competição”, afirma. Ele lembra que, no dia da prova, os atletas deverão estar no local com no mínimo de 30 minutos de antecedência antes da largada.

Confira a ordem de largada:

– 1ª: Sub 20, A 20, A 25, A 30, A 35, M 40 / F 40, M 45 / F 45, M 50 / F 50, M 55 / F 55, M 60 / F 60, M 65 / F 65, M 70+ / F 70+, Geral, Atletas de Maringá, Polícia Militar / Corpo de Bombeiros do Paraná, Servidor da Prefeitura de Maringá
– 2ª: Sub 08
– 3ª: Sub 11
– 4ª: Sub 14
– 5ª: Sub 16 e Sub 18

Premiação – Na premiação, subirão ao pódio para receber troféu, de acordo com a colocação, as categorias Geral, Atleta de Maringá, Polícia Militar/Corpo de Bombeiros do Paraná, Servidor da Prefeitura de Maringá e categoria das Crianças e Adolescentes, exceto a Sub 8 em que não há premiação. Para as demais categorias, os troféus serão entregues no Auditório Hélio Moreira, após a homologação dos resultados.

A Prova Rústica Tiradentes 2023 é realizada pelas secretarias de Esporte e Lazer, Comunicação, Mobilidade Urbana e Segurança Pública. São parceiros da corrida a Unimed Maringá, a Maringá FM, o 4º Batalhão da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a RPC TV.

Interdição – Para a realização da corrida, algumas vias serão interditadas. A Avenida XV de Novembro, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Avenida Duque de Caxias, foi interditada a partir das 5h desta quinta-feira. Na madrugada desta quinta para sexta-feira, 21, outras vias serão interditadas. Confira quais são:

– Av. São Paulo, entre a Av. XV de Novembro até a Av. Juscelino Kubitschek;
– Av. Juscelino Kubitschek, entre a Av. São Paulo até a Av. Laguna;
– Av. Laguna, entre a Praça Pioneiro Fiori Progiante até a Néo Alves Martins;
– Av. Anchieta, entre a Av. Laguna até a Av. São Paulo;
– Praça Presidente Kennedy – fechada
– Av. Parigot de Souza, entre a Praça Presidente Kennedy até a Av. Nóbrega;
– Av. Nóbrega – toda extensão;
– Av. Euclides da Cunha, entre a Av. Nóbrega até a Av. Itororó;
– Av. Itororó, entre a Av. Euclides da Cunha até a Av. Nóbrega.

A previsão é que todos os trechos bloqueados para a corrida estejam liberados até às 12h. Na Avenida Getúlio Vargas, onde está a arquibancada, a previsão é de liberação no final do dia.