Com o a chegada do inverno, as ruas de Maringá ganham muitas cores. Isso porque a florada dos ipês ocorre nesta estação do ano. Roxo, rosa, amarelo ou branco, os ipês são sempre muito fotografados e são considerados símbolos da beleza da Cidade Canção, que está repleta deles.
Porém, como estas árvores perdem suas flores muito rapidamente – entre sete a dez dias -, muitas vezes não é possível encontrá-las pessoalmente em seu ápice da florada. Para facilitar, a Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM), desenvolveu a ‘Rota do Ipê‘. Trata-se de um mapa interativo que indica a localização e a cor de cada ipê plantado em Maringá. Confira!
Saiba quando cada espécie de ipê floresce
Cada tipo de ipê floresce em uma época diferente, além de possuir portes distintos. O mais comum em Maringá é o ipê roxo, que tem sua florada desde o início do inverno, em junho, até o começo da primavera, em setembro. Seu porte pode variar de dez a 20 metros de altura.
Já o ipê rosa possui um tempo menor de florada, se restringindo ao inverno, que vai de junho a agosto. O rosa é o que atinge o maior porte, podendo ter entre 20 e 35 metros de altura.
O ipê amarelo é o terceiro a florescer, começando em julho e também chegando até a primavera, em setembro. É a menor espécie de ipê, podendo atingir entre seis a 14 metros.
Por fim, o ipê branco é o que atinge a florada mais tardiamente, de agosto a outubro. Assim como o amarelo, possui um porte menor, de sete a 16 metros de altura.
Curiosidades sobre os ipês
Antes da florada, os ipês perdem todas as suas folhas verdes — aspecto que perdura durante boa parte do ano. Assim, aparentam estar secos e mortos, apenas com o tronco e os galhos. Este é um macanismo de proteção da árvore para armazenar água e economizar nutrientes, possibilitando a florada posteriormente. Para que as flores apareceçam, é necessário um ambiente de calor e sol pleno.
As pétalas do ipê, que caem rapidamente e deixam o solo interamente coberto e colorido, são comestíveis. Elas são levemente amargas, mas possuem um aroma adocicado, podendo ser consumidas das mais variadas formas na culinária.
Útil na medicina e como matéria-prima para produtos de madeira, o ipê está presente em todo torritório brasileiro. Em 1961, o ipê-amarelo foi declarado como Flor Nacional pelo então presidente Jânio Quadros.
Ipês de Maringá viralizaram nas redes
Com a florada de 2024 iniciando nesta semana, inúmeras fotos e vídeos dos ipês de Maringá circularam as redes sociais nacionalmente.
E um vídeo publicado em 2022 voltou a viralizar, graças a uma postagem do perfil Choquei, no X (antigo Twitter). Segundo o Prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o tema figurou no trending topics da rede social nesta semana.
🚨BRASIL: 10 mil Ipês embelezando as ruas de Maringá, no Paraná.
pic.twitter.com/EnZhKMp6IO— CHOQUEI (@choquei) June 24, 2024
Veja a publicação original, feita em 2022: