MARINGÁ

Cocamar, mais uma vez, é destaque em Gestão de Frotas

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi distinguida, durante a 8ª Conferência Global Parar, o mais importante evento sobre gestão de frotas do país, entre os três primeiros colocados na categoria The 100 Best Fleets, etapa Brasil.

A premiação é concedida anualmente pelo Instituto Parar em parceria com a NAFA Fleet Management Association, dos Estados Unidos. Com isso, a cooperativa permanece entre as 20 melhores empresas nessa área pelo quinto ano consecutivo.

O gerente executivo de Logística da cooperativa, Ezequiel Scopel, teve também seu trabalho reconhecido, obtendo a classificação no ranking Top 10 do Fleet Excellence Awards 2022, e se destacando mais uma vez entre os melhores gestores de frotas do Brasil.

Há anos Scopel, 35 anos, graduado em Sistemas de Informação, com especialização em Desenvolvimento de Software e Novas Tecnologias, Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios, Advanced Executive in Cooperativism e mestrando em Gestão de Cooperativas, vem se posicionando entre as primeiras colocações.

No ano passado Ezequiel recebeu a primeira colocação, sendo o prêmio conferido a um seleto grupo de gestores de frotas, mediante avaliação feita por renomados especialistas nacionais e internacionais.

 

Vida Segura

“É a colheita de um fruto que foi semeado e cultivado ao longo de mais de cinco anos, resultado de um trabalho de gestão e dos colaboradores que entenderam a importância do Projeto Vida Segura na condução de veículos”, afirma.

O gerente executivo ressalta que o “projeto demandou um intenso trabalho de mudança de cultura que tem se desenvolvido de forma brilhante e é uma referência”.

A iniciativa se resume na implantação de um sistema de telemetria para o uso dos veículos, conectado ao reconhecimento facial, que tem aprimorado o comportamento dos condutores, além de reduzir acidentes, multas, desgastes dos veículos, consumo de combustível e emissões de gases.

Valor – “Vida não tem preço, vida tem valor”, frisa o gerente executivo, ao ressaltar que o principal objetivo é a segurança dos colaboradores, concluindo: “Segurança é um valor do qual não abrimos mão. Gestão de frotas é gestão de vidas”.

“Mais uma grande conquista”, observa o superintendente de Operações da Cocamar, Osmar Liberato, referindo-se ao reconhecimento obtido pela cooperativa e por Scopel.

Ele mencionou ainda que a decisão tomada há alguns anos de centralizar a gestão de frotas, profissionalizar a estrutura e colocá-la sob o controle da coligada da cooperativa, a Transcocamar, fez da Cocamar, uma das mais bem avaliadas do país.

 

Excelência

Para Osmar, “é gratificante ver o trabalho realizado por muitas mãos atingir um nível de excelência, o que não se constrói do dia para a noite”.

Responsabilidade- Osmar comenta também que “estar entre as melhores práticas de gestão de frotas e contar com um gestor premiado entre os melhores do país, a responsabilidade aumenta ainda mais”.