BRASIL E MUNDO

COCAMAR avança no Centro-Oeste do País com unidades em Água Boa (MT) e Chapadão do Céu (GO)

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial amplia sua presença na região Centro-Oeste do Brasil. Nesta quarta (26/4) e quinta-feira (27) inaugura, respectivamente, suas unidades em Água Boa (MT) e Chapadão do Céu (GO).

Loja – Com 8,5 mil quilômetros de área, extensos campos cultivados em grande parte por lavouras de grãos e uma população de 25 mil habitantes, o município de Água Boa – a 676 quilômetros de Cuiabá – passa a contar com uma loja da cooperativa para a comercialização de insumos agropecuários.

Evento – A inauguração, que assinala a chegada da cooperativa ao estado do Mato Grosso, está programada para o início da noite de quarta-feira com a presença de autoridades, dirigentes da cooperativa, produtores e seus familiares, e colaboradores.

Pleito – A chegada da Cocamar ao município é fruto de um pleito que o vice-governador Otaviano Piveta e o prefeito Mariano Kolankiewicz fizeram no ano passado, em nome dos produtores locais, durante visita à direção da cooperativa em Maringá.

Apoio – Segundo eles, como uma característica de Água Boa é o grande número de médios e pequenos proprietários rurais – parte deles oriunda do Paraná -, seu desenvolvimento técnico e logístico precisa contar com o apoio de uma cooperativa forte e bem estruturada.

Completa linha – Numa primeira etapa a Cocamar vai operar no município com uma loja dotada de uma completa linha de insumos agrícolas e produtos pecuários como rações, medicamentos, vacinas, ferramentaria e outros – dentre os quais pneus e equipamentos diversos – dos fornecedores mais conceituados do mercado e itens com marca própria, incluindo uma equipe de profissionais técnicos para prestar assistência aos produtores.

Recebimento – O objetivo é contar, também, com instalações operacionais para o recebimento de grãos, cuja construção inicia em breve. Assim, às 15h de quarta-feira, está previsto o lançamento da pedra fundamental da edificação desta estrutura.

Goiás – Além de Água Boa, na quinta-feira (27) a Cocamar abre as portas de sua loja para a comercialização de insumos agropecuários em Chapadão do Céu, no estado de Goiás. A exemplo do que se observou no município do Mato Grosso, autoridades e produtores locais reivindicaram a presença da cooperativa. A loja vai contar, também, com profissionais para orientação técnica na condução das lavouras.

Potencial – A 480 quilômetros de Goiânia, Chapadão do Céu tem 2,1 mil quilômetros de área e aproximadamente 10 mil habitantes, sendo considerada uma das melhores cidades de Goiás para se viver e tendo encontrado na produção de grãos um enorme potencial econômico para o seu desenvolvimento.

Expansão – O avanço para novas regiões, como o Centro-Oeste do país, faz parte do planejamento estratégico da Cocamar, que já conta com mais de 115 unidades distribuídas pelos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde são atendidas aproximadamente 20 mil famílias de cooperados.

Números – Na safra de verão 2022/23, concluída recentemente, a cooperativa recebeu cerca de 2,3 milhões de toneladas de soja e planeja faturar R$ 13,7 bilhões em 2023, ante os R$ 11,1 bilhões registrados em 2022.