A Aikido Paraná Dojo UEM e seu idealizador, o professor doutor Maurício Reinert do Nascimento, foram homenageados pela Câmara Municipal de Maringá durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 18. Numa iniciativa do vereador Mário Verri (PT), aprovada pelos demais vereadores, a Aikido Dojo foi agraciada com o Brasão do Município, quando Reinert recebeu o título do Mérito Comunitário, duas homenagens do Legislativo de Maringá que reconhecem pessoas e instituições por serviços prestados à coletividade.
O professor Reinert do Nascimento explicou que a arte marcial é denominada pelo seu fundador, Morehei Ueshiba, como a “arte da paz”. “Passando pelos horrores da guerra e ao mesmo tempo tendo a espiritualidade como parte fundamental de sua vida, o sensei queria que a sua arte ajudasse a construir um mundo melhor, em que a solução dos conflitos não precisasse da eliminação do outro para ocorrer”, disse.
Ele destacou que o Aikido é um caminho para cuidar. “Cuidar de mim, do outro e também deixar-me cuidar. Ela nos ensina sobre integridade física, mental e espiritual. É no dia a dia do treino que aprendemos a nos relacionar com os outros, confiando, resolvendo conflitos, administrando emoções, ou seja, crescendo com indivíduos e cidadãos imersos em uma rede de relacionamentos cujo futuro é comum. O projeto da UEM tem como objetivo ajudar na construção de um mundo melhor.”
A vice-reitora da UEM, professora doutora Gisele Mendes, ressaltou a alegria de participar da homenagem ao professor Nascimento. “Ele é uma inspiração e exemplo de dedicação a esta arte marcial e também à educação. Afinal a educação fomenta o progresso e previne o crime e a violência.”
O vereador Mário Verri lembrou do início do projeto. “Em 2013, depois de 5 anos em Maringá trabalhando na UEM e de 16 anos de treino, o sensei Maurício levou a proposta de ensinar Aikido dentro da universidade. O Departamento de Educação Física acolheu a proposta e o Aikido passou a integrar o projeto de extensão da Coordenação de Desportos e Recreação.”
Verri destacou o poder transformador das artes marciais. “É com muita alegria que homenageamos o projeto na pessoa do sensei Maurício, porque ele acredita no poder transformador das artes marciais e persistir nesse trabalho contínuo de formação, educação, esporte e integração.”
Em dia de homenagem, a Câmara de Maringá abriu espaço para que a Aikido Paraná Dojo UEM fizesse demonstrações das técnicas do Aikido e sua importância.