Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Nesta quinta-feira (6), em uma sessão na Câmara Municipal de Maringá, a Academia de Letras de Maringá (ALM) foi agraciada com o título de Consagração Pública – uma honraria concedida a empresas, entidades ou organizações que prestam serviços relevantes à comunidade e contribuem para o desenvolvimento da cidade.
A homenagem reconhece os serviços prestados pela ALM à comunidade maringaense. A iniciativa foi dos vereadores Ana Lúcia Rodrigues, Manoel Álvares Sobrinho e Belino Bravin Filho.
Durante a cerimônia, o presidente da Academia de Letras, Tiago Valenciano, expressou sua gratidão e destacou a relevância da entidade para a cultura local.
“Agradeço a esta Casa o reconhecimento à Academia e destaco que os membros da entidade é que fazem com que ela seja importante para Maringá. Nossos escritores transitam por vários gêneros literários, o que faz a Academia ser tão representativa e fazer tanto bem pela nossa cidade”, afirmou o presidente da Academia.
Valenciano também mencionou os esforços da ALM em se aproximar da comunidade através de diversos eventos e doações de livros para bibliotecas públicas da região.
“Nós temos realizado vários eventos abertos à comunidade, estamos fazendo doações de livros para bibliotecas públicas de cidades da nossa região. Também estamos fazendo parcerias buscando estarmos mais perto das pessoas.”
A vereadora Ana Lúcia Rodrigues aproveitou a ocasião para rememorar a trajetória da ALM, fundada em 1997, em reunião da União dos Escritores de Maringá (UEMA). Sua instalação oficial ocorreu no dia 22 de maio de 1998, ocasião em que tomaram posse os 40 acadêmicos fundadores.
Desde então, a entidade cumpre com seus objetivos principais, como a valorização da língua nacional e a divulgação da literatura maringaense e dos seus autores.
“É uma imensa alegria e satisfação homenagear esta entidade que contribui de maneira significativa com a cultura maringaense”, destacou a vereadora.
A cerimônia foi marcada por um sentimento de reconhecimento e valorização da cultura literária de Maringá, reforçando o compromisso da ALM em continuar sua missão de aproximar a literatura da comunidade e enaltecer a produção literária local.