A gravação da caixa-preta do avião ATR-72, que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9), revelou diálogos da tripulação e gritos a bordo momentos antes do acidente. A queda da aeronave, que fazia voo da Voepass, resultou na morte de 62 pessoas.
Foto: Reprodução/Redes sociais
As informações foram divulgadas pelo Jornal Nacional nesta quarta-feira (14), que teve acesso a partes das gravações analisadas pelo Centro de Investigação e Prevenção a Acidentes Aéreos (Cenipa), responsável pela investigação.
Segundo o Cenipa, as transcrições somam cerca de duas horas de conversas captadas dentro da cabine.
Caixa-preta de avião revela perda de altitude
De acordo com as transcrições, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva foi o primeiro a perceber que o avião estava perdendo altitude. Ele questionou a situação e sugeriu “dar potência” à aeronave, uma tentativa de evitar a queda. No entanto, aproximadamente um minuto após a constatação, o avião colidiu com o solo.
As gravações ainda registram gritos e um forte estrondo no momento do impacto. Apesar dos esforços da tripulação para reagir, não foi possível recuperar o controle da aeronave.
Áudio da cabine e ausência de alertas
O Cenipa informou que, apesar da qualidade comprometida do áudio devido ao barulho das hélices, que ficam localizadas na parte superior da fuselagem, a análise preliminar não identificou alertas sonoros que indicassem falhas como incêndio, problemas elétricos ou pane nos motores.
Progresso da investigação
As investigações ainda estão em andamento e um laudo completo sobre o acidente deve ser divulgado em até 30 dias.
Até a tarde de quarta-feira (14), a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que 56 vítimas já foram identificadas, com 27 corpos liberados para os familiares.