O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta sexta-feira (02.08) uma lista com 16 marcas de café torrado e moído, consideradas impróprias para consumo. Entre as marcas, está uma de Ivaiporã (160km de Londrina). Os produtos devem ser recolhidos no comércio e não poderão mais ser vendidos.
As análises detectaram a presença de materiais estranhos e impurezas além do limite permitido, levando à inclusão da marca Ivaiporã na lista de produtos que devem ser recolhidos pelas empresas responsáveis. Essa ação é obrigatória segundo a legislação, que visa proteger a saúde pública contra riscos de adulteração, fraude ou falsificação.
Além da marca Ivaiporã, outras marcas também foram afetadas, incluindo Oba Oba Sorriso, Exemplar, Matão, Belo, Moreno, Pureza, Terra da Saudade, Góes Tradicional a Vácuo, Serra do Brasil, Cambeense, Dourados, Do Norte, Salute, Terra da Gente e Dona Filinha.
O Ministério aconselha os consumidores a interromperem o uso dessas marcas e a solicitarem a substituição dos produtos, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Caso esses cafés sejam encontrados em pontos de venda, os consumidores podem denunciar o estabelecimento e o endereço de compra através do canal oficial Fala.BR.
O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária supervisiona a fiscalização do café torrado e moído no mercado interno.