O presidente norte-americano Joe Biden anunciou neste domingo (21) que vai desistir de concorrer à reeleição ao cargo. Pela sua conta na rede social oficial, ele publicou uma carta assinada, endereçada ao povo americano, onde destacou pontos de seu governo iniciado em janeiro de 2021 e, em seguida, dedicou parte do texto aos motivos de sua desistência do pleito.
Biden destacou que foi a maior honra de sua vida servir como presidente. E que, embora tenha sido sua intenção buscar a reeleição, disse acreditar que é do interesse de seu partido e do país que ele se retire e se concentre exclusivamente no cumprimento das suas funções como presidente durante o resto do mandato.
Em outro trecho, Joe Biden agradece a todos aqueles que trabalharam no projeto de reeleição, à vice-presidente Kamala Harris e ao povo americano. Na carta, ele também fala que fará um pronunciamento à nação ao longo desta semana, trazendo detalhes sobre sua decisão.
O anúncio de Biden segue-se a uma onda de pressão pública e de parlamentares democratas e membros do partido para que ele desistisse da corrida após desempenho fraco em um debate televisivo no mês passado contra o rival republicano Donald Trump.
O Partido Democrata deve anunciar quem vai ser o novo candidato na disputa contra Trump. Especialistas apontam que a vice-presidente, Kamala Harris, de 59 anos, aparece como a substituta natural de Biden.
Logo em seguida à publicação da Carta, Biden fez uma outra publicação pela sua conta oficial no “X”, antigo Twitter, onde afirmou o seguinte: “Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, fecha aspas.
O mandato de Joe Biden, de 81 anos, que é o 46º presidente dos Estados Unidos, segue até janeiro de 2025.