MARINGÁ

BCE lança selo comemorativo de seus 50 anos

Completando 50 anos de história em 2024, a Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lançou o selo comemorativo dessas cinco décadas.

Segundo informações, o selo foi criado nas cores oficiais do órgão, que são amarelo e cinza, e o formato de página virada significa que a BCE vira a quinquagésima página de sua história na instituição. A partir desta semana, o selo passa a ser utilizado em todos os documentos oficiais, redes sociais e demais materiais de divulgação do órgão.

Em outubro, a Biblioteca terá uma programação especial do 50º aniversário durante a realização da 5ª Semana da Biblioteca. Estão previstas palestras, exibição de filmes, exposições e outras atividades voltadas tanto para a comunidade interna quanto para a externa.

Desde 1974, a Biblioteca Central da UEM cumpre seu papel de apoiar o ensino, a pesquisa e extensão, oferecendo serviços às comunidades universitária e externa. Para atender o público, a BCE conta com uma área construída de 13.298 metros quadrados, uma das maiores do interior do País e a maior entre as bibliotecas públicas universitárias do Paraná. O prédio conta, inclusive, com um anfiteatro com capacidade para 160 pessoas.

A coleção geral da BCE é composta por 133.255 títulos e 492.053 volumes. O acervo é formado por obras de referência, títulos raros e especiais, livros, folhetos, publicações periódicas e seriadas, jornais, teses, publicações oficiais, mapas, manuscritos, CD-ROM, fitas de vídeo, DVD, partituras, microfichas, diapositivos, diafilmes, disquetes, entre outros.

Dia do Bibliotecário

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, 12 de março, a Pró-reitoria de Ensino (PEN) e a BCE promovem a partir das 9h, no auditório da BCE, a palestra “Interfaces entre a Tecnologia e a Educação no Contexto da Inteligência Artificial” com o professor Flávio Rodrigues de Oliveira, do Departamento de Pedagogia (DPD). No período da tarde, das 13h30 às 17h30, no Laboratório de Informática da BCE, será oferecido o minicurso “Como utilizar o aplicativo Canva”, com Rodrigo Holanda, da Ciência da Computação.

As vagas são limitadas e as inscrições para os dois eventos podem ser feitas de 1º a 11 de março na sede da BCE ou pelo e-mail sec-bce@uem.br, bastando apenas informar o nome completo, CPF, RA/matrícula e e-mail.

Em maio, também está prevista uma capacitação destinada aos servidores das bibliotecas da UEM, visando aprimorar seus conhecimentos e habilidades.