MARINGÁ

Autor entrega exemplares de ‘Da arte de votar e ser votado’ à Reitoria da UEM

Dezessete eleições a prefeito de Maringá são narradas e interpretadas no livro “Da arte de votar e ser votado: as eleições municipais de Maringá”, um clássico do professor e historiador Reginaldo Benedito Dias. Em 2023, essa obra ganhou nova edição em lançamento do projeto Maringá Histórica.

Nesta terça-feira, 25, o autor visitou o gabinete da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para entregar ao reitor Leandro Vanalli e à vice-reitora Gisele Mendes exemplares do material.

O livro desvenda as tramas de cada eleição e conta o processo de formação dos grupos, partidos e líderes políticos. Do mesmo modo, analisa o perfil dos representantes eleitos para a Câmara de Vereadores. Como expressa o título, estabelece uma relação entre quem vota e quem é votado como uma construção recíproca da arte da política.

Os leitores terão subsídios para compreender como, em conjunturas determinadas, as eleições municipais sofrem influência da política nacional. Além de entenderem como a arte da política, mediante o protagonismo de eleitores e eleitos, constituiu Maringá.

Para o historiador Reginaldo Dias, “a eleição municipal é a mais afetiva para o eleitor, pois diz respeito ao território com o qual ele mantém os seus mais fortes vínculos de pertencimento. Uma campanha de âmbito municipal tem o potencial de mobilizar o imaginário social, vocalizar e dar tradução às utopias urbanas, aos sonhos de cidade. Não se trata, porém, do insulamento no particular, mas de uma relação metonímica que expressa os sonhos de sociedade do eleitor”.

Crédito: Reprodução/Maringá Histórica

Lançamento

Viabilizado por mecenato empresarial, mediante projeto editorial encampado pela ONG Maringá Histórica, sob a coordenação do historiador Miguel Fernando, o lançamento, com distribuição gratuita, ocorre amanhã (26), às 19h, no terceiro piso do Maringá Park Shopping, localizado na Avenida São Paulo, 1099.

O evento marca o início do ciclo de comemorações do 76° aniversário da cidade de Maringá, comemorado no dia 10 de maio.