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ANTT determina melhorias em sinalização e iluminação em ferrovias

Cronograma de reparos deve ser apresentado por concessionária em até 30 dias. Empresa diz que vai analisar recomendações da ANTT.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou que a Rumo Malha Sul melhore a sinalização e iluminação em trechos de ferrovias que passam por dentro de seis cidades do norte do Paraná. A ordem é resultado de uma fiscalização feita entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

O relatório de inspeção foi obtido pelo g1. Nele, a ANTT diz ter verificado as condições das linhas férreas de Cambé, Arapongas, Apucarana, Mandaguari, Sarandi e Jandaia do Sul, incluindo o local onde um trem atingiu um ônibus escolar da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae). Cinco pessoas morreram.

No total, foram vistoriados 55 trechos ferroviários que passam pela zona urbana dos municípios paranaenses. Veja abaixo as principais reparos a serem feitos.

Cambé – realizar capina, reposicionar placa de sinalização, melhorar iluminação noturna, repintura da sinalização rodoviária horizontal, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade
Arapongas – repintura da sinalização rodoviária horizontal, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade, melhorar iluminação noturna, realizar capina
Apucarana – repintura da sinalização rodoviária horizontal, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade, melhorar iluminação noturna, realizar capina
Jandaia do Sul – realizar capina, melhorar iluminação noturna, realizar poda de árvores, repintura da sinalização rodoviária horizontal, regularizar pavimento asfáltico, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade
Mandaguari – realizar capina, melhorar iluminação noturna, implantar sinalização rodoviária horizontal, realizar poda de árvores, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade
Sarandi – realizar capina, regularização do pavimento asfáltico, melhorar iluminação noturna, implantação sinalização rodoviária horizontal, repintura de sinalização
Segundo a ANTT, dos 55 trechos fiscalizados, 14 não tem qualquer sinalização e 22 precisam de manutenção na pintura.

Os fiscais concluem no relatório que “além da responsabilidade da concessionária, outras necessidades de melhorias envolvem providências por parte das administrações municipais”.

Acidentes
O documento também traz dados de acidentes que aconteceram nas linhas férreas que passam pelas seis cidades.

Entre 2019 e 2023, até a data da inspeção, foram 25 acidentes considerados graves, com 19 feridos e duas mortes.

O relatório informa a quantidade de acidentes do tipo abalroamento, quando há o choque entre o trem e outro veículo.

Em relação a este tipo de colisão, foram 100 casos entre 2019 e 2023, conforme a ANTT. Arapongas é o município com mais ocorrências, 27 ao todo.