DESTAQUES DO DIA

Amalia Regina Donegá assume quinta-feira a Secretaria da Criança e do Adolescente de Maringá

A advogada Amalia Regina Donegá, ex-presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolecente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Maringá, assume quinta-feira a Secretaria da Criança e do Adolescente, a SeCriança, de Maringá, criada há um ano para ditar as políticas públicas para crianças e adolescentes.

A mestre em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) aceitou o convite do prefeito Ulisses Maia (PSD) para suceder a educadora Aline Câmara dentro da reforma administrativa que altera a titularidade da maior parte das secretarias da prefeitura de Maringá. A posse acontece às 16 horas desta quinta-feira, 26. na Sala de Reuniões da prefeitura, no térreo do Paço Municipal.

“Amalia atua nos direitos da criança e do adolescente há muitos anos e está à frente de conselhos e comissões de defesa e direitos. Com certeza, contribuirá muito para a Secretaria da Criança”, reforça o prefeito.

Amalia Regina Donegá é graduada em Direito e mestre em Direito Penal pela UEM. Atua como professora assistente de Direito Penal e Criminologia na universidade e é professora do módulo de Direito Penal Juvenil no programa de pós-graduação lato sensu em Ciências Penais. Já atuou como advogada do Governo do Paraná entre os anos de 1992 e 2020, foi coordenadora estadual do programa Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o Paraná, entre 2020 e 2022, além de coordenadora do mesmo núcleo de estudos vinculado à UEM, de 2006 a 2022.

Casada e com filhos e netos, Amalia soma 40 anos no mundo jurídico, além de alguns outros no mundo educacional e científico. Ela tem muito orgulho da sua caminhada profissional e de sua vida pessoal.

Atualmente, Amalia é membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA-PR) e possui vasta experiência em Direito, com ênfase em Direito Penal, Criminologia e Direitos da Criança e do Adolescente.