Matriculada no 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual do Campo Lauro Sangreman de Oliveira, no município de Sengés, a estudante Flávia Bueno Olímpio (16) conquistou o primeiro lugar (entre os concorrentes do Estado) no concurso nacional de redação do programa Jovem Senador, no Paraná.
A jovem, junto com 26 estudantes de outros estados, representará o Paraná na Semana de Vivência Legislativa, em Brasília, entre os dias 18 e 22 de agosto, junto com 26 estudantes de outros estados. Nesse período, os jovens senadores escolhidos conhecerão de perto o funcionamento do Legislativo e apresentarão propostas que podem ser transformadas em projetos de lei.
Considerado o maior concurso de redação com premiação do Brasil, o Jovem Senador é promovido anualmente pelo Senado Federal e desafia estudantes das redes públicas a produzir uma redação sobre o tema proposto. Neste ano, o tema proposto foi “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”. Com concorrência recorde, o concurso deste ano registrou a participação de 170 mil estudantes de 4.202 escolas públicas espalhadas pelo País.
A emoção da vitória veio de forma inesperada, num dia de aula corriqueiro. “O diretor mandou uma mensagem para minha mãe dizendo que ela precisava ir até a escola. Ela não sabia o motivo. Enquanto isso, eu estava na sala, no meio da aula”, conta Flávia, que foi surpreendida com o anúncio em plena sala de aula. “Foi uma alegria enorme. Conquistar espaço entre tantos participantes e saber que meu trabalho foi relevante a ponto de ser apresentado no Senado Federal não é algo que se vive todo o dia”, diz.
O trabalho que levará Flávia até Brasília começou a ser desenvolvido no início do ano. “O tema despertou muito interesse. Falei sobre os objetivos e impactos da emergência climática no mundo, apresentei possíveis soluções como taxação de carbono, importância do financiamento de governos e o combate ao desmatamento. Na conclusão, retomei a importância do Governo nessa frente”, detalha a jovem.
Durante o processo, Flávia contou com o apoio de professores e também da direção da escola, que prestaram grande incentivo no desenvolvimento da redação.
Com apoio especial da professora de Língua Portuguesa, Tamires Carneiro Branco Ribeiro, a produção foi cuidadosamente desenvolvida para atender todos os aspectos da proposta. “Ela vinha à tarde em horários extras para aprimorar o texto. A Flávia é muito dedicada e comprometida. Nós estudamos o tema a fundo, pesquisamos muito juntas e ela sempre demonstrou empenho. Foi um processo de muito aprendizado. Não esperávamos o primeiro lugar, mas o esforço foi grande. Estou extremamente orgulhosa”, celebra a professora
“O tema do concurso deste ano é desafiador e urgente, e ver uma aluna da nossa rede se destacar nacionalmente com uma reflexão tão madura é motivo de celebração”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.