DESTAQUES DO DIA

ALERTA- Mais de 260 cidades do PR podem ser afetadas com temporais; veja lista

ALERTA- Mais de 260 cidades do PR podem ser afetadas com temporais; veja lista

Diversos municípios paranaenses podem registrar chuvas fortes nesta segunda-feira, 24, conforme um alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No total, segundo o comunicado, 261 cidades das regiões sul, oeste e centro do estado podem ser atingidas com tempestades e vendavais.

De acordo com as informações do Inmet, as regiões citadas acima podem registrar precipitações acumuladas entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos que variam entre 60 e 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.

Por conta disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Os alertas têm validade até as 21h desta data.

Alguns eventos climáticos já foram registrados no Paraná. Em São Miguel do Iguaçu, município que fica no oeste do estado, por exemplo, uma tempestade de cerca de cinco minutos arrancou telhados e derrubou árvores e galhos.

O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) Lizandro Jacóbsen pontuou que as condições do tempo são distintas de uma região para outra.

“Nas áreas mais ao sul e oeste do estado o destaque é a chuva, que ocorre desde a madrugada em várias cidades. Entre a região metropolitana de Curitiba e o Litoral, a nebulosidade aumentou bastante nestas últimas horas, mas ainda não ocorre chuva. Já entre parte dos Campos Gerais e quase toda a faixa norte paranaense continua com predomínio de sol e também rápido aquecimento”, disse.

Segundo o Simepar, o retorno das chuvas em parte do estado na segunda-feira, 24, se deve ao avanço de uma frente fria pelo sul do Brasil.

“Nos Campos Gerais, região metropolitana de Curitiba e no litoral as precipitações ocorrem preferencialmente a partir da tarde, enquanto no oeste, sudoeste e no sul as chuvas ocorrem em vários momentos da segunda-feira. Não se descarta ocorrência de tempestades de forma bem pontual. No noroeste e no norte a chance de chuva é muito baixa, por isso ainda faz bastante calor. As rajadas de vento seguem moderadas, principalmente entre o final da manhã e tarde”, conclui.