BRASIL E MUNDO DESTAQUES DO DIA

Água nas Cataratas do Iguaçu ultrapassa dobro da vazão normal

Parque abrirá uma hora mais cedo e fechará uma horas mais tarde entre sexta (21) e domingo (23). Vazão está em mais de 3,5 milhões de litros por segundo, a normal é de 1,5 milhão.

O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, ampliará o horário de atendimento no feriado de Tiradentes. O parque abrirá uma hora mais cedo e fechará uma horas mais tarde entre sexta-feira (21) e domingo (23). A visitação poderá ser feita das 8h às 17h nestes dias.

Nesta quinta-feira (20), a vazão das quedas está em mais de 3,5 milhões de litros por segundo, mais que o dobro da vazão normal, que é de 1,5 milhão

O cenário é bem diferente do que o visto no último dia 10 de abril, quando foi registrada a menor vazão do ano, com volume de água de 398 mil litros por segundo, um quarto da vazão normal.

Sobre as quedas
Conforme o Parque Nacional do Iguaçu, são 275 saltos catalogados, o que dá às cataratas o título de maior conjunto de quedas d’água do mundo.

A altura das quedas varia de 40 a 80 metros, podendo atingir mais de 100 metros dependendo da vazão do Rio Iguaçu. Saiba mais sobre a vazão das Cataratas abaixo.

O formato das Cataratas do Iguaçu lembra uma “ferradura”. As quedas se estendem por 2,7 quilômetros: 800 metros localizados no Brasil e 1,9 quilômetro na Argentina.

Assim, 70% das quedas pertencem ao lado argentino e 30% ao lado brasileiro. A divisão entre os países é feita pela Capitania Fluvial.