DESTAQUES DO DIA

Agora com fontes luminosas e piso emborrachado, Praça Napoleão será reinaugurada nesta sexta

Depois de um ano fechada para obras de revitalização, será reinaugurada nesta sexta-feira, 16, a Praça Napoleão Moreira da Silva, a maior, mais antiga e uma das mais centrais de Maringá e que tem importância histórica por ter sido o local da primeira estação rodoviária do Maringá Novo e em torno da qual foram instalados os principais comércios e as primeiras agências bancárias. A reinauguração será às 17 horas.

Foram investidos mais de R$ 3,7 milhões, em uma área de 13,5 mil metros quadrados. Com o objetivo de manter os principais aspectos urbanísticos e históricos da praça, o projeto de reforma envolveu a Secretaria de Obras Pública (Semop), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e o Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura.

A Praça Napoleão Moreira da Silva, que originalmente não tinha esse nome porque Napoleão, comerciante que foi vereador em Maringá, ainda era vivo, faz parte do mapa original de Maringá, elaborado na década de 1940 e foi projetada para ser o local mais central da cidade.  Em 1962 o espaço foi urbanizado com projeto do arquiteto José Augusto Bellucci, o mesmo que fez o projeto da Catedral de Maringá e a de São Jorge do Ivaí.

Praça Napoleão Moreira da Silva - chafariz
A praça agora conta com dois chafarizes Foto: Reprodução

Na revitalização que acaba de ser feita pela administração Ulisses Maia procurou-se manter as características do projeto de Bellucci. Foram mantidos os bancos curvilíneos de cimento, o busto do comerciante e vereador Napoleão Moreira da Silva, a vegetação (palmeiras e arbustos), o desenho e traçado original e outras estruturas de concreto. Entre as novidades da Praça estão: dois chafarizes, uma fonte aquática, equipamentos para ginástica, parquinho com piso emborrachado, mesas de jogos com área coberta, espaços para feiras e eventos, paraciclos, além de iluminação com lâmpadas de LED e câmera de segurança monitorada pela Guarda Civil.

A cerimônia de reinauguração da Praça Napoleão Moreira da Silva terá apresentação musical dos Arautos do Evangelho e brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças, como cama elástica, brinquedos, recreação, pinturas, distribuição de pipoca e algodão doce, entre outros. A Secretaria de Saúde também participará da ação com serviços gratuitos, incluindo aferição de pressão, teste de glicemia e autoteste de HIV, além da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que fará orientações sobre o trânsito seguro e a participação dos mascotes para educação no trânsito.