BRASIL E MUNDO NOTICIAS GERAIS ULTIMA HORA

Aeroporto de Maringá articula para entrar na rota de voos internacionais de passageiros

image

image
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Maringá

Maringá tem autorização para receber voos de cargas internacionais. O alfandegamento foi um longo processo e deu certo, principalmente porque a pista do aeroporto regional foi ampliada. O aeroporto de Maringá é o terceiro do Estado autorizado a receber aviões internacionais de carga. Os aeroportos de São José dos Pinhais e de Foz do Iguaçu são os outros dois. Nesta quarta-feira, 17, foi realizada a cerimônia de oficialização do alfandegamento.

No evento, o prefeito Ulisses Maia disse que já começou o processo para obter autorização para voos internacionais de passageiros. “Como nós concluímos essa etapa, atingimos tudo que precisava para ser internacional de cargas, autorização da Receita Federal, os órgãos federais, Polícia Federal, Anvisa, Anviagro, todos os órgãos que precisam para o transporte de transporte de cargas, eles também são necessários para o transporte de passageiros. O que precisa é autorização da SAC, que é do Serviço de Aviação Civil, e evidentemente as empresas aéreas também terem o interesse. Mas acredito que o Paraná como um todo é uma rota interessante e tenho conversado, ontem mesmo eu falei sobre esse assunto com o governador Ratinho, que reassume o governo hoje e vai nos dar esse apoio para também conseguirmos que Maringá seja internacional de passageiros”, explica.

O primeiro passo foi enviar ofícios aos órgãos competentes revelando a demanda econômica da cidade, diz o superintendente do aeroporto regional Fernando Rezende.

“Estamos iniciando esse processo, o primeiro passo é mostrar para a Secretaria de Aviação Civil o nosso interesse e os interesses da comunidade. Então estamos levando ofícios das associações de classe, de empresários que têm negócios na América do Sul e que utilizam suas aeronaves para ir até Argentina, ir até Uruguai, Paraguai, Chile, enfim. E isso aí demonstra a capacidade que Maringá tem de investimentos na aviação executiva. Então essa aviação executiva já é uma realidade que Maringá tem de vários empresários que necessitam viajar para a América do Sul e para isso eles têm que ser um aeroporto internacional de passageiros. Além disso, tem outros cenários que, além de companhias aéreas regulares, que vão trazer seus voos, que nós vamos trabalhar para isso, mesmo que sejam voos periódicos em temporadas, mas a gente tem, por exemplo, a possibilidade de voos alternados, internacionais. Então, imaginam um voo vindo de Madrid a Buenos Aires e que necessita de um aeroporto para pousar em função de um mau tempo, por exemplo, em Buenos Aires. Ele pode escolher o Maringá como alternativa de voo ao invés de escolher São Paulo ou ao invés de escolher Curitiba. Então, são prospecções que a gente vê de mercado, que é importante, que vai dar visibilidade para o Maringá”, diz.

Não há previsão ainda da chegada de voos internacionais de carga, mas despachantes aduaneros participaram do evento e estão em reunião com a concessionária do Terminal Internacional de Cargas.

imageimage
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá