PARANÁ

Abertura, prestigiada por lideranças, mostra que ExpoLondrina 2023 será sucesso

Lideranças empresarias e políticas de várias regiões do Estado do Paraná prestigiaram a abertura oficial da 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina 2023, ocorrida nesta quinta-feira, 6, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina. Entre os presentes à solenidade, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), o prefeito de Londrina Marcelo Belinati (PP), o secretário do Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o diretor geral da Itaipu Binacional, Ênio Verri, o deputado estadual Thiago Amaral (PSD) e o deputado federal Pedro Lupion (PP), representando os demais parlamentares presentes ao evento,  e o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre.
Promovida pela Sociedade Rural do Paraná (SRP), a ExpoLondrina é considerada o maior evento do agronegócio do Brasil, congregando negócios, difusão de tecnologia, eventos técnicos, cursos, oficinas, lazer e entretenimento.
Desejando boas-vindas a todos os presentes, o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Marcelo El-Kadre, destacou a programação da ExpoLondrina. “Com muita alegria e energia abrimos a 61ª Expolondrina trazendo uma programação diversificada, com extensa agenda técnica, leilões de diversas raças e atividades que levam ao conhecimento científico e capacitação técnica das atividades do campo. Também vamos receber nesses 11 dias, mais de 20 mil produtores rurais trazidos pelos institutos de pesquisas e cerca de 22 mil crianças da rede de ensino público, que estarão conosco conhecendo a realidade do campo na Via Rural, um projeto da SRP com apoio do Governo”, enfatizou El-Kadre.
De acordo com ele, a ExpoLondrina é referência para o segmento do agronegócio nacional, tornando-se um elo importante entre a cidade e o campo. A última edição comprova a importância do evento, que movimentou mais de R$ 1,5 bilhão em negócios e recebeu mais de 500 mil visitantes. “Estamos trabalhando duramente para torná-la ainda melhor”, disse El-Kadre, lembrando que a ExpoLondrina não é um evento da SRP, mas de cada londrinense, de cada paranaense e de cada visitante que passa por aqui nesses 11 dias.
Em seu discurso, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior destacou o trabalho da SRP pela realização da Expolondrina. “A Feira é a demonstração da grande força da agricultura paranaense, que hoje ocupa a quarta posição da economia do País. É a maior festa da agropecuária  brasileira e, para nós, é motivo de muito orgulho. Esse resultado é o fruto da união daqueles que trabalham com o agronegócio, e a ExpoLondrina e a Sociedade Rural do Paraná contribuem para que o Paraná ocupe essa posição e seja considerado como o estado mais sustentável pelo ranking de competitividade entre os estados”, acrescentou o governador.
Para o prefeito Marcelo Belinati, a ExpoLondrina é um dos maiores eventos do Brasil e extremamente importante para a economia do município e da região. “O evento gera mais de 8 mil empregos; hotéis de Londrina e região estão todos lotados. Além de movimentar a economia, leva o nome de Londrina, de maneira positiva, para todo o Brasil”, disse Belinati.
Ele destacou também a presença de uma comitiva de Ohio, Estados Unidos, que está visitando a cidade bem no momento da feira. “Isso mostra a importância que tem a Expolondrina”.
Representando os deputados estaduais presentes ao evento, o deputado Thiago Amaral salientou que a Expolondrina faz parte da vida do londrinense. “A ExpoLpondrina é na verdade aquilo que caracteriza o povo do Norte do Paraná, talvez a maior expressão de todos. Ou seja, é a mistura, o tempero do homem do campo, com a vida da cidade extremamente desenvolvida. E essa Exposição tem tudo para ser uma edição histórica em função das grandes mudanças que estão sendo implementadas e com características únicas”.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara Federal, deputado federal Pedro Lupion, falou do momento extremamente importante da agropecuária brasileira, que representa 1/3 do PIB, mais de 50% das exportações e gera mais de 25% dos empregos do país. “A ExpoLondrina representa a força e a pujança da agropecuária brasileira. São os produtores rurais que sustentam esse País, mesmo nos momentos mais difíceis, como a pandemia”.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, cuja sede da entidade é em Uberaba (MG), não tem dúvidas de que a ExpoLondrina é a mais completa das feiras agropecuárias do Brasil. Ex-diretor da SRP, ele disse que é um orgulho levar o nome de Londrina e da Expolondrina para outros estados por meio da ABCZ.
Para o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a ExpoLondrina soma 61 edições, sendo que 29 delas de caráter internacional, além de estar entre as maiores e melhores do Brasil. “É um evento que cumpre seu papel relevante de congregar produtores rurais, agroindustriais, pensadores, pesquisadores, startups, entre outros”.
A solenidade contou ainda com a presença do prefeito de Cambé, Conrado Scheller, o arcebispo de Londrina, Dom Jeremias Steinmetz, deputados, vereadores, prefeitos da região, entidades de classe, sócios da Sociedade Rural do Paraná e produtores rurais.
A ExpoLondrina prossegue até o dia 16 de abril, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.